Cada vez mais, os seres humanos contam com diferentes dispositivos em sua rotina, que impactam relações e comportamento. Mas como a tecnologia vem mudando nosso dia a dia?
Para responder a essa questão, é preciso analisar vários aspectos que mudaram com a chegada e a evolução da tecnologia.
Das facilidades para trabalhar, até a praticidade de pedir algo em um aplicativo, a tecnologia ganha espaço e importância em vários momentos das nossas vidas.
A seguir, veja como a tecnologia vem mudando nosso dia a dia – coisas que, talvez, você ainda não tenha notado.
Trabalho dinâmico
Há alguns anos, você imaginaria que tantas pessoas estariam trabalhando de suas próprias casas?
O esquema de trabalho home office era pouco aplicado antes da pandemia. Mas o isolamento social mostrou que essa é uma possibilidade real de trabalhar mantendo ou até mesmo aumentando o rendimento do profissional.
Graças a tecnologia, equipes inteiras conseguem manter-se atualizadas de projetos e atividades, além de contar com recursos para reuniões online.
O trabalho fica mais dinâmico e, segundo pesquisas, os profissionais ficam mais felizes.
Mais autonomia
Outro aspecto que a tecnologia vem mudando no nosso dia a dia é o nível de autonomia que ganhamos com o auxílio desses aplicativos.
Estudar, por exemplo, é uma atividade que pode ser feita de diferentes formas, seja com um aplicativo para aprender idiomas ou com aulas em plataformas de cursos.
Praticar exercícios físicos também ficou mais simples com a tecnologia. Afinal, basta baixar um aplicativo para receber treinos prontos ou acompanhar seu rendimento em corridas.
A autonomia também está na mobilidade com aplicativos que permitem que uma pessoa chame um motorista para se deslocar, mudando completamente as relações dos usuários com o meio de transporte.
Formas diferentes de consumir
Tente pensar em como você pedia uma pizza há cinco anos. Certamente, você precisava ligar para uma pizzaria para fazer a encomenda.
A tecnologia permitiu pular etapas e dar muito mais opções aos consumidores, mudando nosso dia a dia até no delivery de alimentos.
Aplicativos como o Rappi, que realizam o delivery de restaurantes, supermercados e outros estabelecimentos, viram a demanda explodir nos últimos meses.
Com um sistema bem simples de utilizar, os aplicativos de comidas e mercados, como o Rappi, provam que essa forma de consumir é uma tendência que tem tudo para continuar nos próximos anos.
Experiências em novos formatos
O setor de eventos foi bastante afetado pelas restrições causadas pela pandemia. Mas graças a evolução da tecnologia, que já apresentava recursos variados na transmissão de conteúdo, foi possível ainda oferecer um certo entretenimento.
A tecnologia vem mudando nosso dia a dia nesse segmento ao permitir que as pessoas vivam experiências em novos formatos.
Seja com uma live de músicos ou com equipamentos de realidade aumentada, opções não faltam para ter bons momentos, longe das aglomerações.
Casa automatizada
Pensar em uma casa capaz de responder aos comandos parecia algo bastante futurista – até o surgimento de assistentes virtuais.
Esses pequenos equipamentos são capazes de conectar-se com outros itens inteligentes em casa, como luzes, aparelhos de som e televisões.
Foi uma mudança na rotina das pessoas por permitir certos “atalhos”. Com o reconhecimento de voz, é possível realizar atividades na casa com comandos, tornando tudo mais prático.
Psicológico com excesso de informação
É claro que a tecnologia vem mudando o nosso dia a dia, mas não unicamente de forma positiva.
Cada vez mais pessoas desenvolvem e apresentam comportamentos nocivos, normalmente motivadas pelo excesso de informação e pressão externa que as redes sociais trouxeram.
Encontrar um equilíbrio interno tem sido um desafio para muitas pessoas, especialmente aquelas que adquiriram o vício no uso dessas ferramentas.
Assim, entre pontos positivos e negativos, é fácil perceber o quanto a tecnologia está assumindo papéis em nossas rotinas.
Ao ser humano, cabe a função de entender até onde a tecnologia é bem-vinda e descobrir a melhor forma de aproveitar seus recursos.