O metrô da cidade de São Paulo é considerado o maior do Brasil e o segundo maior da América latina, e com cerca de 64 estações e 74km de vias o mesmo transporta mais de 4 milhões de pessoas por dia.
Todas essas informações são úteis para entendermos o quão se faz necessário um sistema de monitoramento eficiente para controlar todo o fluxo desta rede. E foi com a copa do mundo do ano de 2014 sediada no Brasil que projetos de infraestrutura e segurança foram intensificados para comportar o fluxo gerado pelo turismo, e entre esses projetos o metrô iniciou a implantação de 400 câmeras IP Axis e mais de 600 conversores de sinais analógicos para digitais, possibilitando uma rápida ação a eventos adversos.
Hoje em dia é possível encontrar câmeras Axis dentro das composições do metrô e todas essas enviam sinais para o centro de comando onde são inspecionados por diversos operadores, além disso todos esses sinais de vídeo são gerenciados pelo software Intelligent Security Systems (ISS) que integra aos equipamentos da Axis.