Calculadora de Lentes Axis: Dicas e Ferramentas para Facilitar na Escolha da sua Câmera CFTV

Calculadora de Lentes Axis: Dicas e Ferramentas para Facilitar na Escolha de Câmeras CFTV

Você já teve alguma dúvida na hora de escolher a melhor câmera ou lente para seu projeto CFTV? Com diversos tipos de equipamentos disponíveis no mercado, escolher a ideal para as necessidades da sua empresa pode ser um desafio, principalmente na hora de calcular a distância capturada e quantas serão utilizadas…

Pensando nisso, a Axis Communications desenvolveu uma calculadora online de distância e lente para facilitar a tomada de decisão nesse processo. Vem com a gente descobrir como ela funciona e como utilizá-la! 😃

Mas antes… Por que é tão difícil escolher câmeras CFTV?

A maior parte das dúvidas sobre os projetos CFTVs vem da dificuldade de projetar a distância que a câmera pode cobrir, pois a mesma pode variar devido a diversos fatores, como por exemplo, seu modelo, sua resolução, seu tipo de lente, sua abertura, movimentação e a qualidade do produto.

Através dessas informações, por exemplo, uma câmera em resolução superior pode não se qualificar para um tipo de projeto e um outro modelo com resolução inferior (mas com aspectos diferentes) pode ser o ideal.

Além disso, também temos que pensar em todos os requisitos que precisaremos, como funções de detecção, reconhecimento ou identificação de indivíduos e objetos para que a câmera se adeque perfeitamente nessa função.

Qual é a Diferença entre Detecção, Reconhecimento e Identificação?

Uma consideração essencial é entender a diferença entre detecção, reconhecimento e identificação, três termos frequentemente usados ​​na análise de imagens:

  • Detecção: Envolve simplesmente identificar a presença de um objeto ou indivíduo em uma cena, sem necessariamente entender o que é. Por exemplo, uma câmera pode detectar a presença de uma pessoa, mas não distinguir se é um homem ou uma mulher.
  • Reconhecimento: Vai além da detecção, permitindo diferenciar aspectos básicos dos objetos ou pessoas. Por exemplo, uma câmera pode reconhecer se o objeto é grande ou pequeno, ou distinguir entre características como cor ou forma.
  • Identificação: É o nível mais avançado, buscando reconhecer características específicas e determinar quem ou o que é o objeto ou pessoa. Por exemplo, uma câmera pode identificar uma pessoa específica com base em características como características faciais ou outros atributos únicos.

Como Escolher a Câmera Ideal para meu Projeto CFTV?

Na hora de escolher qual câmera melhor atende os requisitos do seu projeto, existem 2 recursos que podem tornar esse processo mais fácil, sendo:

  • Seletor de Projetos: Desenvolvido pela SilliS, o seletor é uma ferramenta gratuita para seleção de câmeras CFTV que automatiza o processo de escolha do ambiente ideal e as especificações necessárias. Com ele, você pode definir o que precisa em seu projeto, o tamanho do ambiente e requisitos de rede. Assim, é possível enviar todos os requisitos para a equipe técnica e receber um e-mail com a cotação das câmeras ideais para cada tipo de projeto especificado.
  • Calculadora de lentes Axis: Ferramenta capaz de complementar a funcionalidade do seletor e te ajudar de forma específica a entender qual câmera é necessária para qual metragem e a lente ideal.

Como usar a Calculadora de Lentes da Axis Communications?

A Calculadora de lentes AXIS é muito simples de usar, ao selecionar um modelo de câmera, já é possível verificar a quantidade de metros que você poderá monitorar. A ferramenta também proporciona a informação se a lente está incluída por padrão ou quais lentes estão disponíveis para o modelo, a resolução de captura e qual unidade de medidas o usuário deseja verificar(Meters, Feet ou Yards).

Além disso, é possível verificar como a câmera funciona no módulo corredor, que ajusta automaticamente a lente para otimizar a visualização em corredores e economizar pixels de largura.

Com a capacidade de personalizar o sistema de acordo com os requisitos específicos do projeto, é possível ajustar a distância de monitoramento, a densidade de pixels, a largura e altura do ambiente monitorado, além do foco da lente. Essas informações são cruciais para determinar se a câmera será capaz de detectar, reconhecer e/ou identificar objetos ou indivíduos nas configurações desejadas.

Agora que você já tem as ferramentas para te ajudar nessa escolha, que tal fazer um orçamento com o nosso time de especialistas?