Em momentos de crise, como o que estamos vivenciando atualmente, é preciso que você tenha sempre em prática estratégias inovadoras e atuais para que seu negócio continue crescendo no mercado.
O comércio virtual nasceu diretamente da tecnologia e por isso, é primordial que você a utilize como ferramenta para auxiliar sua empresa a alavancar as vendas. Realizar investimentos nessa área é uma decisão sábia e poderá ser o ponto- chave para conquistar mais visibilidade para a sua marca e alcançar mais consumidores.
Uma ferramenta de gestão é capaz de atender a esses requisitos e quando é bem aplicada, pode impactar muito nos lucros da sua empresa. O uso dessas ferramentas pode ser um diferencial do seu negócio e torná-lo um destaque em meio à tanta concorrência.
Sendo assim, abaixo listei algumas das mais populares e eficazes ferramentas de gestão que poderão auxiliar a sua empresa a elevar o número de vendas dos produtos, mesmo nos momentos de crise que estamos vivenciando na atualidade. Vamos conhecer?
1. Softwares de CRM
A primeira ferramenta de gestão geral que precisa ser mencionada são os softwares CRM.
O relacionamento com os clientes é uma peça muito importante no processo de vendas e de fidelização de clientes de uma empresa, e por isso não deve ser negligenciado. Você precisa saber aproveitar cada oportunidade disponível e alcançável para construir uma relação de confiança e individualizada com cada cliente interessado na sua marca.
Foi com base nesse princípio que foi criada a ferramenta de gestão CRM ( softwares de gerenciamento do relacionamento com o cliente) e desde então, vem sendo uma grande aliada para o crescimento e sucesso dos negócios.
Essa tecnologia permite a estruturação organizada, automatizada e sistematizada do contato com o cliente, desde o primeiro contato dele com a sua marca até o acompanhamento após adquirir o produto. Dessa forma, há uma otimização no processo e o cliente pode ser assessorado de forma rápida e efetiva, resolvendo dificuldades e fornecendo respostas às suas indagações.
Os sistemas CRM também possibilitam que você conheça dados estatísticos sobre a satisfação dos seus clientes sobre o seu serviço, e a partir daí, permite que você trace metas para solucionar qualquer falha no processo de vendas online. Outras informações muito úteis também podem ser obtidas através dessa ferramenta de gestão, como:
· Quais os interesses de compra de cada cliente;
· Quais páginas tem sido mais acessadas;
· Se seu cliente já realizou alguma compra na sua empresa no passado;
Assim, você poderá conhecer o perfil do seu cliente e escolher sua estratégia de ação mais efetiva para fazer com que ele compre e repita o processo novamente no futuro, como por exemplo o envio de mensagens promocionais dos produtos que o cliente tem um interesse específico em adquirir. Além de tudo, essa é considerada a melhor ferramenta de gestão de redes sociais.
2. Automação de marketing e e-mails
Outra ferramenta de gestão para a sua empresa considerada super importante e que você deve lançar mão para aumentar suas vendas online é a automação do marketing digital e e-mails.
Para obter o crescimento da sua empresa, você não pode deixar de investir e de priorizar as estratégias de marketing. É através do marketing digital que sua empresa conseguirá ter voz no mercado e alcançar milhares de consumidores simultaneamente, atraindo-os para comprar o seu produto.
O marketing bem feito é capaz inclusive de fornecer informações úteis para que você possa compreender o comportamento de consumo do seu cliente e fornecer material suficiente para fidelizar o mesmo, através de um relacionamento constante e personalizado com o consumidor.
Dessa forma, você poderá utilizar a tecnologia em seu favor, através da divulgação automática de e-mails e conteúdos de marketing em geral, através de uma ferramenta de gestão. O cliente poderá ter conhecimento sobre produtos novos da sua marca, ter acesso a descontos especiais, lembrar de escolher um produto que há muito tempo tinha colocado no carrinho de compras e etc. São inúmeras as possibilidades que você poderá explorar através da tecnologia da automatização.
3. Simplificando os pagamentos
A última e não menos importante ferramenta de gestão está relacionada com os pagamentos. Essa ferramenta é muito útil para que o seu cliente chegue a concluir a compra.
Hoje em dia, os consumidores estão sempre preocupados com a segurança do pagamento a ser realizado. As pessoas passaram a ter um comportamento mais questionador e desconfiado ao fazer uma compra online, justamente por não terem medo de confiar em empresas que nunca viram pessoalmente. Além disso, estão sempre preocupados com a simplicidade do método de pagamento e pensarão duas vezes antes de confiar o seu dinheiro tão precioso a um sistema de pagamento ofertado por uma empresa que atua online.
Portanto, você precisa fornecer um sistema de pagamento seguro e com vários métodos de pagamento (métodos de transação), aumentando o leque de opções que seu cliente poderá ter na hora de pagar e assim, facilitar a efetivação da compra.
É importante também que seu cliente possa ter acesso a um suporte de excelência para quando tiver dúvidas ou dificuldade no momento da compra e que o sistema de pagamento oferecido seja conhecido e considerado confiável. Nesse ponto, a credibilidade sempre conta muito.