Em projetos CFTV de médio e grande porte são necessários alguns componentes para auxiliar a vigilância, a estrutura dos dados captados e a confiabilidade de acesso a esses dados.
Por isso, em muitos casos é comum que técnicos dediquem um hardware especifico para centralizar todas as informações captadas. Esse hardware pode ser um computador muitas vezes conectado a um switch ou um aparelho próprio para armazenamento e gerenciamento desses dados.
DVR , NVR E HVR
Os aparelhos usados para as funções citadas acima, sem a necessidade de outro hardware ou sistema operacional, são os DVR, NVR e HVR e iremos explicar as diferenças de cada um:
O DVR (Digital Vídeo Recorder) é o sistema de gravação popularmente conhecido no mercado CFTV, além do custo beneficio, ele integra a câmeras analógicas sendo muito comum para pequenos projetos de baixo custo.
O NVR(Network Vídeo Recorder) contém as especificações similares ao DVR com a diferença que é integrado a câmeras IP que podem ser gerenciadas por internet. Além disso, a funcionalidade permite gravar com resoluções melhores, sendo geralmente HD e FullHD.
Já o HVR(Hybrid Vídeo Recorder) é um hibrido entre os modelos anteriores, é indicado para projetos que contenham tanto câmeras comuns quanto câmeras IP.